Fujifilm entra na onda retrô e lança câmera com visual antigo



A Fujifilm anunciou nesta segunda-feira o lançamento do modelo FinePix X100, câmera digital moderna mas que traz o visual das câmeras analógicas das décadas de 70 e 80.

Com um sensor de 12MP e uma lente de 23mm, a câmera tem um display digital de 2,8 polegadas na parte traseira, mas também conta com um visor "analógico" que pode ser usado pelos fotógrafos que querem relembrar os velhos tempos. A lente da FinePix X100 tem ISO de 200 a 600 e pode filmar em alta definição.

O corpo da câmera é todo feito de metal, incluindo os botões no topo, e é praticamente igual ao corpo das câmeras antigas. A FinePix X100 ainda está em desenvolvimento e deve começar a ser vendida apenas no começo de 2011, segundo o site CrunchGear.

1 aparelho de som moderno com aparência de rádio retrô


Ainda que a aparência nao faça parecer, esse aparelho de som é bem moderno - tem CD player, controle remoto, rádio FM, gravador de CD e porta USB para o uso de MP3 players e dispositivos de armazenamento. Disponível nas cores preta, vermelha e branca, o Teac SL-D920 já está disponível no Japao e custa USD 240.

Gadget retrô do dia: Commodore PC64




Já noticiamos neste Zumo que a Commodore USA LLC havia lançado o C64 Phoenix um PC na forma de teclado que, apesar do nome famoso, não lembrava em nada o bom e velho C64 original. Mas pelo visto a empresa também percebeu isso e anunciou um novo produto — o PC64 — este sim com a cara do modelo original.

Previsto para chegar ao mercado até o final deste ano, o PC64 virá equipado com um processador Intel Atom 525 (dual core) e aceleradora gráfica Ion2 da Nvidia (uia!), 2 ou GB de SDRAM DDR3, disco rígido de 1 TB e slot para leitor de DVD/blu-ray. O grande destaque porém ficará por conta do seu teclado que a empresa promete que será do tipo eletromecânico garantindo assim a mesma experiência de uso dos teclados IBM do passado.

Para mim esse anúncio está meio com cara de vaporware já que a foto de divulgação (acima) é de um C64 original e o que podemos ver na página do produto são algumas fotos da placa-mãe (aparentemente uma mini-ITX com Atom) e algumas animações em CAD mostrando detalhes do projeto.

De qualquer modo teremos até o final desse ano para descobrir se esse negócio é pra valer ou não.

Fora isso a Comodore também anunciou dois outros produtos o Commodore Invictus e o Commodore Amigo.


Porsche vai lançar edição 'retrô' do 911




A fabricante alemã de carros esportivos Porsche vai apresentar no Salão do Automóvel de Frankfurt, que começa para o público no próximo dia 17, uma edição especial do modelo 911 com um estilo retrô, a Sport Classic.

Apenas 250 unidades do modelo serão produzidas. O Porsche 911 Sport Classic usa a plataforma do Carrera S e é inspirado no modelo Carrera RS produzido pela empresa em 1973.

O veículo leva motor de 3,8 litros com 408 cv de potência. Tem câmbio manual de seis velocidades e será vendido no mercado europeu a partir de janeiro de 2010. Cada unidade deverá custar 204 mil euros.

Com três anos de atraso, 'À prova de morte' estreia com atmosfera retrô




Com quase três anos de atraso, finalmente chega aos cinemas nesta sexta-feira (16) "À prova de morte", produção de 2007 escrita e dirigida por Quentin Tarantino. O filme é uma segunda parte do projeto "Grindhouse", que o diretor de "Kill Bill" idealizou com o cineasta Robert Rodriguez (de "Sin City") como homenagem às projeções de terror da década de 1970, que eram exibidas nos drive-in americanos.

A demora para seu lançamento é explicável. Quando foi lançado nos Estados Unidos, há três anos, o projeto foi um fracasso de público. Na época, parte da crítica dizia que os jovens de hoje não entendiam - ou simplesmente não gostavam - da estética daquela época: produções de baixo orçamento, em que a exploração da imagem de monstros, sangue e sexo é maior do que propriamente a narrativa.

Assim, o projeto foi repartido em dois filmes, que, embora complementares, pudessem ser comercialmente viáveis de forma independente. A fraca repercussão de "Planeta Terror" (assinado por Rodriguez) no Brasil, em 2008, relegou "À prova de morte" à gaveta pela distribuidora Europa, que temia outro fracasso. O filme corria o risco de ficar inédito no Brasil caso outra distribuidora, a PlayArte, não houvesse comprado os direitos.

Apesar de fazerem parte do mesmo projeto, cada produção possui uma trama distinta e qualidades próximas ao gosto de seus realizadores. Enquanto Rodriguez relembrava George A. Romero (do clássico "A noite dos mortos-vivos", 1968), com infestações de zumbis, escatologia e deboche, Tarantino volta-se para si mesmo, com seus maneirismos cênicos, filosofias pop, erotismo feminino e violência estilizada. Não por acaso, um olho mais atento pode ver em "À Prova de Morte" uma espécie de jogo da memória de sua filmografia.

Mesmo assim, a homenagem, a seu modo, está ali, ao nos apresentar o misterioso dublê

Cenas propositalmente canastronas
Stuntman Mike (Kurt Russell), que persegue grupos de garotas pelas estradas com seu possante Chevy Nova negro. Ele as escolhe pela beleza, tal como pelo desafio da caça, cujo fim é claro: matá-las utilizando seu carro - uma analogia transparente de virilidade de grandes automóveis.

No entanto, quando Stuntman Mike encontra o grupo de beldades liderado por Abernathy (Rosario Dawson, de "Sete vidas"), o dublê percebe que deverá mudar de técnica para assegurar seu intento. O elenco não desafina frente ao diretor, que consegue extrair o que há de melhor dos atores, mesmo nas cenas propositalmente canastronas.

O resultado é mais um vigoroso, embora menor, filme de Tarantino, que consegue ser uma homenagem, ao mesmo tempo em que se mostra uma experiência real dos anos 1970.

Afinal, além da temática, em todo o projeto "Grindhouse" existia uma preocupação de envelhecer as imagens, retirar partes do filme (para parecer problemas nos rolos) e inventar trailers para transportar os espectadores para outra época. Essa experiência retrô está em toda a projeção de "À prova de morte".

Rio de Janeiro tem encontro de automóveis antigos






Mais de 250 autos antigos e históricos, de 1920 a 1980, vão coroar o XXI Encontro de Automóveis Antigos, que acontece de 4 a 7 de setembro, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Organizado pelo Veteran Car Club do Rio de Janeiro e com o apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), essa edição tem a expectativa de receber 50 mil visitantes, dez mil a mais que em 2009. O presidente da Veteran Car, Fernando Cameleira, conta que “faz 21 anos que realizamos o encontro no Forte de Copacabana e desde a primeira vez entramos para o calendário de eventos da cidade”.

O evento é uma comemoração à memória do automóvel nacional e importado com mais de 30 anos de idade, limite para que sejam considerados clássicos. Dessa forma, concorrem a prêmios, que serão distribuídos por décadas, desde os anos 1920 até 1980, data limite de idade. Também haverá premiação para o melhor conversível, a maior delegação, o carro mais antigo exposto, e uma distinção especial oferecida pela FBVA.

No ano passado, foi eleito como melhor carro um Lincoln Continental 1956, de inestimável valor histórico e sentimental para o seu dono, que o tinha comprado recentemente, realizando um sonho de juventude. Para os antigomobilistas, esse é o principal motivo do colecionismo no Brasil e no mundo, recuperar o tempo perdido em que cada um sonhava com seus ícones de juventude.

Paralelo à exposição, estão programados uma homenagem a Luigi Ciai (falecido este ano, ele foi um herói das pistas e da mecânica, e inseriu seu nome na história do motociclismo e do automobilismo nacional); palestra com Bird Clemente, que terá como tema Grandes tempos, máquinas incríveis (história sobre os bastidores das pistas, disputadas por ele, o primeiro piloto profissional do Brasil, nas categorias nacionais entre as décadas de 1950 e 1970); e bate-papo com o antigomobilista José Rezende Mahar sobre os 100 anos da Alfa Romeo.

As fotos são do encontro de 2009 e ilustram bem o que poderá ser apreciado pelos visitantes. Embarque e divirta-se nessa viagem do tempo!

XXI Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro

De 4 a 7 de setembro de 2010

Das 9h às 18h

Forte de Copacabana

Av. Atlântica – Posto 6

Copacabana – Rio de Janeiro / RJ